(32) 3421.2085
Notícias
Manual do aluno - Edição 2024
Mensagens
"Sou muito grato ao Colégio Carmo por acompanhar minha trajetória desde o Maternal até o Ensino Médio. Sou grato por ter tido professores tão gentis, que muitas vezes ultrapassaram as fronteiras de professor-aluno e se tornaram amigos. Agradeço também aos funcionários do Carmo, tão gentis, carismáticos e engraçados, que são tão importantes para o Colégio inteiro. E não poderia deixar de agradecer à Cecília, nossa ex-diretora, que fez tanto pelo Colégio e pelos alunos. E sou grato aos meus amigos de turma, por todos os momentos de felicidade e pelo auxílio em momentos difíceis."
André Rocha de Souza, estudante, concluindo o 3º ano do Ensino Médio em 2022
"“Serei eternamente grata por esses últimos dois anos que passei no Carmo. Mesmo em meio a todos os problemas de 2020, sempre foi nítida a preocupação que os professores tiveram em continuar nos proporcionando um ensino de qualidade. Todos sempre muito atenciosos e dispostos a nos ajudar das melhores maneiras possíveis. Dava para sentir o amor deles em cada aula, e é essa paixão em ensinar que acende a paixão pelos estudos dentro dos alunos. O ensino remoto tirou de nós (alunos do terceiro ano) a possibilidade de aproveitar nosso último ano na escola da maneira que imaginávamos. Não pudemos fazer os bingos e nem nos despedir pessoalmente dos professores e funcionários – e isso realmente doeu bastante em todos nós. Dar bom dia para os professores de manhã, escutar o sinal tocando ao fim das aulas e poder sorrir para os amigos foram coisas que fizeram muita falta em 2020. Por isso eu desejo que todos os que ainda estudam e que estudarão no Carmo, possam dar valor a tudo isso. As pessoas pensam que precisam de muito para encontrar a felicidade, porém esta está nas pequenas coisas. Depois dessa pandemia, acredito que todos iremos sorrir mais e reclamar menos pois aprendemos que o tempo não volta mais e que o amanhã pode ser muito tarde.” – Jéssica Pimenta."
Jéssica Pimenta – estudante do 3º ano do Ensino Médio 2020.
"“O Carmo é meu chão, eu sou Carmelita!” Não poderia começar o presente texto de outra forma a não ser expressando essa máxima tão conhecida em nossa comunidade e que sintetiza. Meu nome é Thaís Praxedes Rodrigues, possuo 21 anos, e atualmente curso Medicina no Centro Universitário Faminas – Muriaé, sonho que não seria possível sem a contribuição do Instituto Nossa Senhora do Carmo de Cataguases. Minha trajetória no colégio teve início em 2011, no 6º ano do Ensino Fundamental (E.F.), após ter sido agraciada com uma bolsa de estudos integral. Vinda de escola pública, inicialmente, senti alguma dificuldade para acompanhar a turma que já estudava na instituição, o que foi corrigido rapidamente através do acolhimento que recebi por parte dos docentes e discentes. Durante o EF, a ansiedade pelo Ensino Médio aumentava a cada ano pois o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se aproximava e eu sabia que precisaria de ótimos resultados para alcançar meus objetivos. Entretanto, tal ansiedade, comum a todo vestibulando, foi abrandada quando percebi que estava recebendo a base necessária, com materiais didáticos e infraestrutura de excelente qualidade, profissionais qualificados e uma estratégia de treinamento que faz com que o aluno desenvolva familiaridade com a prova. A aprovação veio com o ENEM prestado em 2017, coroando todo esforço e dedicação, mas também era momento de me despedir de uma segunda casa, de amigos, professores queridos, toda uma família... E então, percebi que criei laços que carregaria para sempre, pois fazem parte de quem eu sou. O Carmo, como o chamamos carinhosamente, é parte da minha construção como ser na vida e para mundo, me presenteou com valores e postura cidadã e por isso eu sou eternamente grata. No Ensino Superior, me destaco como uma das melhores acadêmicas do meu curso pelo Coeficiente de Rendimento, já atuei como monitora e participo da diretoria de ligas estudantis, pois recebi preparação não só para tornar meu sonho realidade, mas para vivê-lo da melhor forma possível. Me despeço agradecendo novamente à comunidade carmelita, a todos os profissionais envolvidos e, especialmente à Ir. Dáhlia Resende, nos quais encontro apoio até hoje! Saudosamente, Thaís Praxedes"
Thaís Praxedes